sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016

Eu não poderia deixar de escrever sobre as emoções deste 2 de outubro de 2009!!! Já é quase outro dia e todas as vezes que vejo as imagens do momento da vitória fico emocionada! São lágrimas e lágrimas! E o Lula, hein? Vamos combinar, o cara tem um pé quente que ninguém mais tem. Conseguiu uma copa do mundo e uma olimpiada, a primeira de todo um continente. Me emocionei com o choro dele. Aquilo foi quase uma catarse e foi sincero.
Agora já penso em inscrever filhotes para trabalharem nessa ocasião. Eles não entenderam muito. Filho rei disse que quer ver na televisão e ir ao estádio, mas não quer competir. Já filho anjo acha que pode correr, mas não vai ter idade. Os dois não entenderam quando as professoras começaram a gritar Brasil, Brasil no meio da sala, adoraram a festa!
Conheço muitas pessoas que não apoiam a realização de uma olimpíada no Brasil, seja qual for a cidade, por conta dos custos astronômicos de um evento desses. A olimpíada vai custar 28 bilhoes. Isso dava pra resolver muito problema social que temos por aqui. Se tudo fosse investido em educação, acho que dava pra ter pós graduação em Harvard no currículo como condição sine quae non. Se fosse investido em saúde, teríamos hospitais super modernos em lugares que hoje não temos nem posto avançado de atendimento. E, se finalmente esse dinheiro todo fosse investido em alimentação, dificilmente teríamos famílias comendo palmas no sertão. Fora que algumas cidades como Montreal, Barcelona foram quase a falência após a realização de uma olimpíada. Levaram anos para colocar as finanças em dia. Li que muitas tiveram "recessão" após a realização do evento por que diminuiu muito o interesse pela cidade.
No inicio eu senti uma culpa grande de pensar que queria muito que o Rio fosse sede dessa olimpíada, e que o Brasil fosse sede de uma Copa do Mundo. Por que não investir no país, por que não evitar o sofrimento das pessoas. Mas depois pensei: por que não fazer os dois? Quanto um evento como esse pode ajudar a cidade a eliminar alguns outros problemas? Resolver questões como transporte, segurança. Quanto vai ser gerado em empregos? São muitas perguntas e as contas são difíceis de fazer. Agora, a emoção que senti hoje, o orgulho da belíssima apresentação do COB, cenas únicas como a emoção de Pelé e Guga, o choro do Lula, a festa em Copacabana, isso tudo me fez ter certeza que merecemos essa chance! Rumo a 2016!!

Um comentário:

Infinito Particular disse...

O mágico da amizade é que de vez em quando nos deparamos com as atitudes destas pessoas queridas e pensamos ...OK, tá explicado, é por isso que somos amigas....é por isso que tanta gente passa e outras ficam! Também fiquei muito emocionada com o 2016, algo como EU MORO AQUI PORR$%¨%&¨, esta terra merece! Algo de natureza quase provinciana....genuína!